A certificação por competência é um processo de avaliação que reconhece formalmente os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos pelo profissional ao longo de sua experiência prática e formação adquirida. Diferente de um curso tradicional, esse modelo de certificação tem como foco principal comprovar o que o profissional já sabe fazer, com base em critérios técnicos e ocupacionais definidos.
A certificação por competência profissional é legalmente prevista no Art. 41 da Lei de Diretrizes e BAses da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/1996), que estabelece que "o conhecimento adquirido na educação tencológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos". Isso significa que experiências práticas, habilidades desenvolvidas no emprego e saberes adquiridos fora de cursos formais podem ser reconhecidos de forma oficial.
Podem participar profissionais que já atuam no mercado de trabalho e que possuem experiência comprovada em sua área de atuação. Trata-se de um processo voltado para o reconhecimento formal de competências já desenvolvidas, por meio de cursos tradicionais ou não.
🗂️Inicia-se com a avaliação documental (como Carteira de Trabalho, contratos, declarações, registros profissionais) para fins de comprovação de experiência profissional;
📝Após, ocorre uma avaliação teórica e/ou prática, através de prova;
💵Depois o candidato efetua o pagamento para emissão do certificado;
🪪Por fim recebe a certificação profissional, após ser considerado apto em todas as etapas anteriores.
Esse tipo de certificação oferece reconhecimento formal para profissionais experientes, possibilitando o aproveitamento desses saberes para conclusão de estudos ou para obtenção de diploma técnico, podendo fortalecer a credibilidade profissional. Além disso, pode servir como meio para progressão na carreira. Em alguns contextos, essa certificação é aceita para fins de plano de carreira. O mais interessante é que esse processo torna visível e valorizado o saber prático e a experiência do trabalho, promovendo inclusão educacional e profissional.